Segunda, 24 de Abril de 2017 - Boa Tarde Vale
vejaovale.com.br google.com.br


Desafio da Baleia Azul já está presente no Estado
Santa Catarina - 19/04/2017 13:00:31 - Polícia

Em Curitibanos e Lages dois casos estão sendo investigados

O Jogo da Baleia Azul, que propõe 50 desafios aos adolescentes e sugere o suicídio como última etapa, preocupa pais, alunos e professores no Brasil. Em Curitibanos a Polícia evitou o suicídio de um jovem que confirmou estar participando do jogo. Jovem anunciou através de um aplicativo do celular que iria cometer o suicídio. Os amigos que fazem parte do grupo informaram à polícia que foi até o local.

Em Lages também foi registrado um caso de um adolescente de 15 anos, que está internado no Hospital Infantil Seara do Bem, em Lages, depois de tentar tirar a própria vida ao ingerir remédios em excesso. No telefone celular do garoto a família encontrou mensagens do chamado "Jogo da Baleia Azul".

Para quem ainda não ouviu falar, o jogo que teria origem na Rússia tem feito vítimas em vários países do mundo. Aqui no Brasil existem diversos casos. Ao aderirem ao jogo, adolescentes são coagidos a cumprirem 50 tarefas que consistem em fazer desenhos no corpo (usando estilete ou qualquer objetivo cortante), assistir a filmes de terror de madrugada entre outras situações que expõe os praticantes do jogo ao risco de morte. No jogo, o último desafio é que o adolescente tire a própria vida.

Casos pelo Brasil já estão sendo investigados pela polícia. Por isso o alerta deve ser feito a todos os pais, para que fiquem atentos a qualquer situação estranha envolvendo seus filhos. Vale destacar que não se trata de aplicativo, pois o jogo da baleia azul é disseminado através de mensagens em grupos de WhatsApp e Facebook.

Para se ter uma ideia da proporção da brincadeira, só no YouTube são mais de 25 mil vídeos sobre o jogo Baleia Azul. No Facebook há dezenas de grupos fechados sobre o assunto, alguns em português e outros em inglês. Há links de convites para as pessoas entrarem em grupos de WhatsApp.

SAIBA MAIS

O que atualmente está sendo conhecido como "jogo" na verdade é uma sequência de troca de mensagens em redes sociais e tarefas a serem cumpridas. Nas conversas, um grupo de organizadores, chamados "curadores", propõe 50 desafios macabros aos adolescentes, como fazer fotos assistindo a filmes de terror, automutilar-se desenhando baleias com instrumentos afiados em partes do corpo e ficar doente. Especialistas apontam que 'desafio' surgiu na Rússia em 2015 depois de notícia falsa. No Brasil, polícia investiga casos de suicídio em três estados.

Fonte: Rádio Videira / Fonte/Autor: Rádio Videira Foto: Divulgação





Deixe seu comentário
 

Últimos Comentários (0 no total)



Nota: Os comentários acima não representam a opinião e não são de responsabilidade do Veja o Vale
 Publicidade
 
Design by
evaldoprestes@yahoo.com.br