Terça, 22 de Agosto de 2017 - Boa Tarde Vale
vejaovale.com.br google.com.br


Nova carteira de habilitação traz código para evitar fraudes
Brasil - 26/05/2017 00:36:29 - Geral

A partir deste mês, toda Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai conter um novo recurso para garantir segurança contra fraudes. O QR-Code, impresso no verso inferior da habilitação, possibilitará, através do processo de escaneamento, acessar de forma rápida e segura as informações do condutor. Prevista nas mudanças anunciadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a inclusão da tecnologia visa evitar fraudes, além de agilizar o processo de consulta quando necessário.

A novidade realizada desde o dia 1º de maio é válida para todo país. Só em Santa Catarina, segundo o diretor do Detran/SC, Vanderlei Rosso, cerca de 49 mil carteiras de motoristas já foram impressas com o novo modelo. De acordo com Rosso, o processo de mudança ocorrerá dentro de um longo período, uma vez que a substituição das CHNs ocorrerá na data de renovação de cada condutor. Como o prazo de validade do documento é de até cinco anos, a estimativa é que todas as CNHs já estejam atualizadas até 2022. "Já para as pessoas que estão tirando a 1º habilitação, o documento também é impresso com o QR Code", informou.

Na prática, Rosso destaca que, com o código bidimensional, qualquer cidadão vai poder validar as informações do motorista usando apenas um smartphone, sendo que o QR Code pode ser lido por meio do aplicativo Lince, disponível para Android e iOS. Gratuito, o aplicativo foi desenvolvido pelo Serpro que faz a conferência dos dados do portador, incluindo foto de cada condutor a partir de consultas ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).

Outras mudanças

Além do QR Code, Rosso destaca que as habilitações impressas desde janeiro deste ano já contém modificações. Entre as novidades, ele aponta a presença do mapa e a sigla do Estado de emissão no canto superior direito, elementos gráficos que podem ser conferidos com luz ultravioleta, e mapa do Brasil no lado esquerdo impresso com tinta especial, além do fundo mais amarelado e tarja de cor preta na parte superior são os elementos que compõem a nova CNH.

Fonte: Agência AL





Deixe seu comentário
 

Últimos Comentários (0 no total)



Nota: Os comentários acima não representam a opinião e não são de responsabilidade do Veja o Vale
 Publicidade
 
Design by
evaldoprestes@yahoo.com.br