O asfalto cedeu na BR 470 Km 218 entre Curitibanos e São Cristóvão do Sul, no Meio Oeste catarinense, nesta quinta-feira (12). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a pista está completamente interditada sem previsão de liberação.
Outra rodovia federal bloqueada é na BR-470, em Agronômica, onde um veículo ficou encalhado ao tentar atravessar ponto alagado neste feriado.
Ponte na BR-470, sobre Rio Itajaí-Açu, é bloqueada no Alto Vale do Itajaí
Nesta tarde de quinta-feira (12), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que a ponte sobre o rio Itajaí-Açu entre Ibirama e Apiuná no km 111 da BR-470, foi bloqueada para tráfego. O bloqueio é preventivo devido ao volume do rio está próximo de subir na pista.
Além deste bloqueio, outros três pontos da BR-470 estão bloqueados no km 239 em Curitibanos e km 150 em Agronômica, e no km 219 em São Cristóvão do Sul, devido a afundamento da pista. Já na BR-282 no km 112, em Alfredo Wagner, está em siga e pare devido a rachaduras no pavimento.
O engenheiro Alysson Rodrigo de Andrade, superintendente do DNIT de Santa Catarina confirmou o bloqueio no trecho em Ibirama por meio das redes sociais.
70% do Centro de Taió estava alagado na manhã de quinta-feira (12)
Até a manhã desta quinta-feira (12), 70% do Centro do município de Taió estava alagado e a área rural, 20%. Além disso, o rio Itajaí Oeste pode chegar a 13 metros ainda hoje.
Apesar do rio ter voltado a subir, nessa quarta-feira (11), alguns comerciantes já puderam ter noção dos prejuízos. É o caso do Panifício Taioense. O proprietário, Nivanor Darós, filmou a situação de entro do local, que desde 1968 funciona como pizzaria, padaria, confeitaria, restaurante e indústria de biscoitos. Emocionado ele comenta: “É triste de olhar. Recomeçar vai ser difícil, acabou com tudo”.
Fomte: SCC 10