Na manhã desta segunda-feira (13), um novo contingente com 42 bombeiros militares de Santa Catarina, entre eles de Capinzal, Piratuba, Catanduvas e Joaçaba, partiu em direção ao Rio Grande do Sul para auxiliar nas buscas e resgates de vítimas das fortes chuvas que atingiram o estado. A equipe, composta por especialistas em busca e salvamento em deslizamentos e inundações, vai substituir o efetivo que estava atuando na região há dez dias.
Os bombeiros que integram a nova força-tarefa possuem treinamento específico, entre as técnicas utilizadas estão a remoção de terra, o uso de cães farejadores e a aplicação de medidas de segurança em áreas com forte correnteza.
O Corpo de Bombeiros leva consigo todo o necessário para realizar os trabalhos de resgate com total autonomia. Barracas, alimentação, combustível, ferramentas e equipamentos que integram o arsenal da equipe, evitando que a missão se torne um ônus para a população local já tão abalada pela tragédia.
“Prestamos a nossa solidariedade ao povo gaúcho que tem enfrentado essa situação tão difícil e somaremos os esforços para amenizar esse momento de dor e sofrimento”, afirma o tenente Germanovix, comandante da Força-Tarefa do 11º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Joaçaba. “Contem conosco!”, completa o oficial.
Entre os integrantes da equipe estão os cabos Berzagui do quartel de Capinzal, Nilton de Piratuba, Morés de Joaçaba e Bonamigo de Catanduvas.
A rotatividade das equipes é essencial para evitar o cansaço físico e mental dos bombeiros, garantindo a qualidade e a eficiência dos trabalhos de busca e resgate.
A ação dos bombeiros catarinenses demonstra a força da cooperação entre os estados brasileiros em momentos de necessidade. Com profissionalismo e dedicação, a equipe busca auxiliar o Rio Grande do Sul a superar os efeitos da tragédia e levar esperança às famílias das vítimas.
Informações: Corpo de Bombeiros