O município de Capinzal através da Secretaria da Saúde, realiza nesta terça-feira (09) uma operação de fumacê no Loteamento Santa Terezinha, área onde têm sido identificados diversos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
A ação visa combater a proliferação do mosquito e a propagação da doença, que tem apresentado casos suspeitos, confirmados e focos do mosquito Aedes-Aegypti na região.
Segundo a secretária de saúde, Kamille Sartori Beal, a técnica empregada envolve o uso de uma bomba costal que dispersará uma “nuvem de fumaça” contendo um inseticida capaz de eliminar grande parte dos mosquitos adultos. Embora não seja o método mais seguro para erradicação do mesmo, é reconhecido pela sua rapidez, praticidade e eficácia.
Kamille destaca a importância na colaboração dos moradores do bairro, recomendando que mantenham suas janelas e portas abertas durante o processo para otimizar a efetividade da ação. A secretaria tranquiliza a população, assegurando que o produto utilizado não representa riscos à saúde humana.
Lembrando que esta ação de combate atinge o mosquito adulto, entretanto, o cuidado para o não surgimento de focos se faz necessário, tendo em vista que o produto não atinge as larvas do referido mosquito.
A fumaça permanece ativa entre 30 e 45 minutos, posteriormente a aplicação. As ruas que receberão o fumacê serão, Geraldino Firmo Almeida, Emilio Dagnoluzzo, Emílio Barison, Sérgio Sufredini.