O vereador Jonecir Soares (PL) foi eleito, na tarde deste domingo (25), como prefeito de Itapoá, no Norte de Santa Catarina, para cumprir mandato até dia 31 de dezembro, após a cassação do ex-prefeito Jeferson Rubens Garcia. A eleição foi indireta, na Câmara de Vereadores, e apenas os parlamentares votaram.
O prefeito-eleito já ocupava o cargo interinamente desde o dia 17 de agosto e exonerou, na última semana, 47 servidores comissionados. As exonerações foram publicadas no dia 21 de agosto.
“Nosso objetivo é garantir que cada cargo comissionado esteja desempenhando suas funções de forma correta e que os cargos existentes realmente sejam necessários para o bom funcionamento da prefeitura”, afirma Jonecir Soares.
Novo prefeito de Itapoá concorria contra outras quatro chapas
Na eleição indireta deste domingo, concorriam cinco chapas. Os vencedores receberam cinco votos. Além de Jonecir Soares e Luiz Martins, que foi eleito como vice-prefeito, participaram do pleito os seguintes candidatos:
Chapa 2
Lindonor – Conrado – (dois votos)
Chapa 3
Rogério – Kaminski (zero votos)
Chapa 4
Eduardo – Karen Dias – (um voto)
Chapa 5
Elaine – Lena do Aldo (zero voto)
Quem é Jonecir Soares, novo prefeito de Itapoá
Jonecir Soares é vereador, eleito em 2020, e já ocupou os cargos de secretário de Agricultura e Pesca e também de Administração. O novo prefeito é formado Administração pela Universidade da Região de Joinville e filiado ao PL.
Desde o último dia 17 de agosto, Soares ocupava o cargo de prefeito interino de Itapoá, após decisão da Câmara de Vereadores. O presidente da Câmara, Fernando dos Santos Silva, não pode assumir a função após a cassação do ex-prefeito Jeferson Garcia pois é candidato a reeleição.
Apesar da votação indireta deste domingo, os eleitores de Itapoá irão às urnas no dia 6 de outubro para escolher o novo prefeito da cidade, que assume no dia 1º de janeiro de 2025.
Fonte: ND +