Dúvida seria pela falta de certeza sobre a não conclusão da arquibancada e iluminação do Estádio.
A reportagem da Rádio Rural conversou com membros do Conselho do Concórdia Atlético Clube, nos últimos dias, sobre a próxima temporada. A maior preocupação, além da parte financeira, está, segundo eles, a falta de certeza em relação a obra da nova arquibancada e a iluminação do Estádio. Conforme os diretores contactados, não está descartada a possibilidade da desistência do Campeonato Catarinense.
Eles destacaram que em 2023 o clube teve prejuízos por não ter uma arquibancada a mais e pela falta de iluminação que prejudicou o clube em poder jogar a noite em algumas oportunidades.
Esta decisão deve ser tomada nas próximas semanas e seria mais uma preocupação para a Federação Catarinense de Futebol, já que o Internacional de Lages informou na última semana que não deve jogar a competição pela confirmação que o gramado do Estádio Vidal Ramos Júnior, poderá não ser trocado, o que inviabilizaria os jogos do Colorado lageano em casa. A diretoria do Inter deve definir nesta semana e comunicar a FCF. Esse seria um prejuízo a entidade máxima do futebol, que poderia perder dois clubes para o ano em que completa 100 anos.
Entenda a situação do Inter de Lages
O Inter de Lages pode ficar impossibilitado de participar do Campeonato Catarinense 2024, de acordo com um comunicado enviado pela agremiação. Nesta sexta-feira, o clube emitiu uma nota se posicionando sobre um documento do Ministério Público que recomendou à Prefeitura de Lages não continuar com o processo de licitação para a colocação do gramado sintético no Estádio Vidal Ramos Júnior, o Tio Vida.
A recomendação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) propõe que seja feita uma apuração e análise das razões para a contratação de empresa para o serviço, especialmente considerando a recente revitalização do gramado natural do estádio.
Para o Leão Baio, a recomendação do MPSC e a decisão do município em acatá-la e cancelar o processo licitatório ameaça a participação do clube no Campeonato Catarinense de 2024, impossibilitando que o time possa mandar partidas.
Veja nota do Inter de Lages sobre o Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior
O Esporte Clube Internacional (Inter de Lages) informa ter tomado conhecimento da recomendação do Ministério Público sobre a licitação para a revitalização do Estádio Vidal Ramos Junior (Tio Vida) e da decisão do município de Lages de cancelar o processo de escolha da empresa que ficaria responsável pelas obras. O clube entende que a instalação de gramado sintético, como previa a licitação, permitiria que toda a comunidade utilizasse ainda mais o estádio para competições amadoras e atividades de lazer, mas, no atual contexto, o Inter não poderá mandar suas partidas do Campeonato Catarinense da Série A de 2024 no estádio, diante de sua torcida. Diretoria, apoiadores e parceiros do Internacional estão buscando alternativas para tornar viável a participação do clube na competição.
O Inter de Lages é um símbolo de identidade de lageanos e serranos, uma instituição construída, ao longo de décadas, pelo esforço coletivo de centenas de milhares de torcedores, apoiadores, dirigentes, imprensa e figuras de relevo do poder público e da iniciativa privada. Dois exemplos concretos atestam a relevância cultural, social e econômica do clube para Lages e sua população:
1) foi a crescente popularidade do Internacional que, em 1954, ajudou a tirar do papel o projeto de construção de um estádio municipal. Desde então, não só o Inter, mas também equipes de futebol amador e outros entusiastas do esporte na cidade disputam jogos e competições no local;
2) em 2012, como ratificação da importância do clube como símbolo de identidade e orgulho dos lageanos, a Câmara de Vereadores aprovou, por unanimidade, o projeto que reconheceu o Esporte Clube Internacional como patrimônio cultural do município.
O Inter de Lages informa ainda que, caso não haja local adequado, que obedeça às exigências da Federação Catarinense de Futebol, nem viabilidade financeira, o clube poderá, infelizmente, deixar de participar do Campeonato Catarinense – e isso em uma temporada tão marcante, em que o Inter, uma das mais longevas e tradicionais camisas do futebol catarinense, vai completar 75 anos de fundação e em que o Campeonato Catarinense vai celebrar 100 anos de existência.
Ressaltamos que o Esporte Clube Internacional fará todos os esforços necessários é possíveis para disputar o Campeonato Catarinense da Série A de 2024.
Fonte: Radio Rural