A Secretaria de Saúde de Capinzal confirmou nesta quarta-feira (13), o segundo caso de dengue no município. A informação foi divulgada pela enfermeira Tailana Bazzo, responsável pela Vigilância Epidemiológica.
Esse caso da doença é importado como o do primeiro, registrado no mês de fevereiro, ou seja, contraído fora da cidade, o município ainda não registra transmissão local.
O paciente, um homem de 63 anos, encontra-se bem e sem sintomas graves.
A enfermeira reforçou que diante desse cenário, a transmissão da doença na cidade pode começar a qualquer momento. De acordo com ela existem 12 casos suspeitos aguardando o resultado dos exames.
Tailaina orienta a população que, ao apresentar os sintomas, devem procurar uma unidade de saúde. Esses sintomas são: febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor nas articulações, náusea, vômito e manchas vermelhas na pele.
A dengue não é transmitida entre pessoas e não requer isolamento. A transmissão ocorre através do mosquito Aedes aegypti. Tailana reforça o alerta à comunidade para manter os terrenos limpos, evitando o acúmulo de água e a proliferação do mosquito transmissor.