Famílias gaúchas estão se deslocando para Santa Catarina em busca de segurança. O Governo do estado tem oferecido assistência social às famílias afetadas, abordando questões como abrigamento, documentação, benefícios e inserção no mercado de trabalho.
Para um acompanhamento mais preciso, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) está realizando o mapeamento das famílias deslocadas.
“Com base nesse mapeamento o Governo do Estado estuda a possibilidade de lançar um programa voltado especificamente a esses atendimentos, inclusive com auxílio para os municípios para eles prestarem esse acolhimento da melhor forma”, explica a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann.
Na cidade de São João do Sul, por exemplo, mais de 100 pessoas foram cadastradas devido às enchentes. Já em Passos de Torres, outra cidade que está recebendo um grande número de gaúchos, foram acolhidas 50 famílias, totalizando 89 indivíduos, entre crianças, adultos, idosos e pessoas com deficiência.
“São pessoas que precisam de tudo, roupas, calçados, cobertores, materiais de higiene. Também estamos tentando auxiliar nas questões de documentação”, informa a assistente social, Ana Paula Cardoso.
Fonte: SCC