Teve inicio na manhã desta segunda-feira (02) o serviço de segurança armada com vigias nas escolas municipais de Capinzal.
Os serviços de vigilância armada estão sendo feitos pela empresa Orbenk Serviços de Segurança Ltda, vencedora do processo licitatório. Essa medida visa garantir um ambiente mais seguro para alunos, professores e funcionários das escolas.
O investimento do município nessa iniciativa é de R$ 404.960,00, provenientes de recursos próprios da prefeitura.
Estão sendo beneficiadas as Viver e Conhecer, Belisário Pena, Bernardo Moro Sobrinho (Vila Sete de Julho), Dr. Vilson Pedro Kleinubing (Loteamento Parizotto), Construindo Sonhos (Loteamento Novo Horizonte), Ivo Silveira (Distrito de Alto Alegre), Carlos Jaime da Rocha (Lindenberg), Ernesto Hachmann (Barro Preto), e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Pinguinho de Gente sede e extensão, Conquistando Meu Espaço, as creches Primeiros Passos e Crescendo Juntos, e a Escola Municipal de Música.
Segundo a secretária da pasta, Veranice Lovatel, algumas escolas tiveram início da segurança no período da manhã e outras no período da tarde, mas a partir dessa data todas as unidades escolares contaram com o trabalho de vigilância armada.
O Presidente do Legislativo capinzalense, vereador Jairo Luiz Hofmann, esteve visitando as unidades escolares, e ele mencionou esse trabalho importante na garantia da segurança dos alunos, professores e funcionários da rede municipal de ensino.
De acordo com o vereador desde o mês de abril, quando iniciou se a elaboração do Projeto de Lei 001/2023 de autoria do Legislativo que Institui o Programa Municipal de Vigilância e Monitoramento da Rede Municipal de Ensino.
Projeto este que teve vários empasses entre legislativo e executivo, com o veto do projeto pelo Executivo por duas vezes, derrubada do veto pelo Legislativo, e promulgado pelo Poder Legislativo no dia 07 de junho sob a Lei 3.487/2023.
Jairo destaca que juntamente com os demais vereadores da casa, desde a promulgação do projeto, os mesmos estavam na cobrança constante para que o mesmo fosse posto em prática.