Capinzal tem quatro candidatos a vereador inaptos ao pleito eleitoral.
A Justiça Eleitoral de Santa Catarina concluiu em 1ª instância o julgamento de cerca de 69% dos processos relativos aos pedidos de registro de candidaturas para as Eleições Municipais de 2024.
Até as 16h desta segunda-feira (2), 13.529 das mais de 19 mil ações de Requerimento de Registro de Candidatura (RRC) distribuídas já haviam sido apreciadas pelas zonas eleitorais. Entre elas, 41 possuem recursos apresentados ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), conforme dados extraídos do Processo Judicial Eletrônico (PJe).
Em Santa Catarina, sete zonas eleitorais já encerraram essa etapa e julgaram todos os processos: Blumenau (ZE003), Curitibanos (ZE11), Xaxim (ZE48), Brusque (ZE86), Jaraguá do Sul (ZE17 e ZE87) e Concórdia (ZE90).
De acordo com a resolução do TSE que estabelece o Calendário Eleitoral para 2024, todos os pedidos de registro de candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, inclusive os impugnados e os respectivos recursos, precisam estar julgados pelas instâncias ordinárias e com suas decisões publicadas até o dia 16 de setembro.
A situação de cada candidatura pode ser acompanhada individualmente por meio do sistema DivulgaCandContas.
Em Capinzal, quatro candidatos estão inaptos ao pleito:
ELIAS LAUTERIO RIBEIRO – ELIAS LAUTERIO RIBEIRO – Federação BRASIL DA ESPERANÇA – FE BRASIL(PT/PC do B/PV) Inapto, motivo ; Indeferido, ausência de condição de elegibilidade
LUCAS – LUCAS MONTEIRO GUIMARÃES – PSD Inapto, motivo; Renúncia
NEI MAXIMINO – NEI MAXIMINO DOS SANTOS – Federação BRASIL DA ESPERANÇA – FE BRASIL(PT/PC do B/PV) Inapto, motivo; Renúncia
TOMAZONI – LUIZ CARLOS TOMAZONI – PP Inapto, motivo; Inelegibilidade infraconstitucional (LC 64/90)
Segundo a assessoria do Partido Progressista, o partido está buscando reverter a situação do candidato junto ao TRESC.
Quanto aos demais candidatos não obtivemos mais informações.
Fonte: TRESC