A LDU é campeã da Sul-Americana. Hoje (28), depois de um empate por 1 a 1, a decisão, disputada em Maldonado, no Uruguai, foi para os pênaltis e os equatorianos levaram a melhor vencendo por 4 a 3. Brilhou o goleiro Dominguez, com três defesas. Lucero marcou para o time brasileiro, Alzugaray para os equatorianos no tempo normal.
O bicampeonato ocorre novamente sobre um time brasileiro. Em 2009 a vítima da LDU foi o Fluminense. A conquista mantém a hegemonia do Equador na competição, cujo atual campeão era o Independiente del Valle. É o terceiro título do país nas últimas cinco edições da competição.
Além da taça, a Sul-Americana vale vaga na próxima Libertadores, na disputa do título da Recopa e ainda no Desafio de Clubes Uefa-Conmebol, ainda não confirmado no calendário.
Como foi o jogo
Teve apoio e mosaico. Com capacidade para 25 mil torcedores, o estádio Domingo Burgueño Miguel esteve perto de sua lotação máxima. Os brasileiros presentes deram show desde antes de a bola rolar, com mosaico, bandeiras e muito apoio. Os equatorianos também estiveram presentes e criaram um bonito ambiente ao longo do duelo.
Fortaleza e LDU se estudaram bastante, mas criaram poucas chances no primeiro tempo. O início do duelo decisivo foi muito disputado, mas brasileiros e equatorianos quase não frequentaram a área rival. Sobrou força, faltas, divididas fortes e reclamação, mas raros foram os momentos de gol.
Tudo mudou no segundo tempo. Logo nos primeiros minutos, o Fortaleza abriu o placar com Lucero. Porém, pouco depois a LDU contou com uma linda jogada de Alzugaray para empatar. O jogo ficou aberto e as chances que faltaram no início sobraram no final, que levou o jogo para a prorrogação. No tempo extra, ninguém balançou as redes e a decisão foi para os pênaltis.
Fonte: Uol Esportes