Campeão da Copa do Mundo, astro argentino se isola como o maior vencedor da tradicional premiação em toda a história do futebol mundial
O craque argentino Lionel Messi conquistou na tarde desta segunda-feira (30) pela oitava vez o prêmio Bola de Ouro, honraria entregue ao melhor jogador do mundo de acordo com a tradicional revista France Football. Com oito premiações, o astro se isolou como o maior ganhador do prêmio em toda a história do futebol mundial.
O brasileiro Vinícius Júnior conquistou o prêmio Sócrates, de atleta reconhecido por envolvimento em causas sociais. O jogador se notabilizou pela atuação de sua fundação, o Instituto Vini Jr, no Rio de Janeiro, e também por sua luta contra o racismo no futebol espanhol.
O período de avaliação definido pela France Football para esta premiação da Bola de Ouro foi o da última temporada europeia, ou seja, entre agosto de 2022 e agosto de 2023, englobando a Copa do Mundo do Catar em 2022 e também a Copa do Mundo Feminina da Austrália e Nova Zelândia em 2023.
A Bola de Ouro só premiou jogadores europeus até 1994 e, até 2006, só atletas de clubes do Velho Continente podiam ganhar, independente da nacionalidade do jogador. Em 2015, a France Football revisou suas premiações e decretou que Pelé teria ganho sete vezes o troféu, nos anos de 1958, 1959, 1960, 1961, 1963, 1965 e 1970. Agora, com oito prêmios, Messi enfim superou o gênio brasileiro e se isolou como o maior vencedor da Bola de Ouro.
O segundo lugar da Bola de Ouro ficou com Erling Haaland, enquanto Kylian Mbappé completa o pódio na terceira colocação. O melhor brasileiro foi Vinícius Júnior, em sexto.
No futebol feminino, a grande vencedora foi a Aitana Bonmatí, que se torna a primeira pessoa – seja homem ou mulher – a conquistar, na mesma temporada, a Copa do Mundo, a Champions League e a Bola de Ouro, sendo a melhor jogadora de ambas competições. A meia espanhola do Barcelona ganhou também o Campeonato Espanhol e atua ao lado de Alexia Putellas, a vencedora das duas edições anteriores da premiação. Atrás de Bonmatí, Sam Kerr, do Chelsea, e Salma Paralluelo, do Barcelona, fecham o pódio feminino.
Lista de todos os premiados:
Bola de Ouro – Melhor jogador do mundo: Lionel Messi (Paris Saint-Germain / Inter Miami – Argentina)
Bola de Ouro – Melhor jogadora do mundo: Aitana Bonmatí (Barcelona – Espanha)
Troféu Yashin – Melhor goleiro do mundo: Emiliano Martínez (Aston Villa – Argentina)
Troféu Kopa – Melhor jogador sub-21: Jude Bellingham (Borussia Dortmund / Real Madrid – Inglaterra)
Time Masculino do Ano: Manchester City FC
Time Feminino do Ano: FC Barcelona
Troféu Gerd Muller – Jogador com mais gols: Erling Haaland (Manchester City – Noruega)
Prêmio Sócrates – Reconhecimento a atletas envolvidos em causas sociais: Vinícius Júnior (Real Madrid – Brasil)
Fonte: SCC10
Foto: Reprodução | Redes sociais | Lionel Messi