O posto de identificação da prefeitura de Capinzal, localizado na Casa do Cidadão, começou a emitir a nova carteira de identidade em março deste ano. Durante esse período, foram emitidas 2.273 novos documentos em Capinzal.
Segundo Marcela Darga Paza, servidora responsável pelo setor, a principal alteração está no design do documento, que agora segue um padrão federalizado, preservando os mesmos dados, como o número do RG, que passou a ser o mesmo do CPF. Este novo documento permite uma versão digital acessível pelo site do governo e pode ser baixado para celular. Santa Catarina foi o pioneiro no país a emitir esse novo documento, sendo uma iniciativa piloto.
Marcela enfatiza que as pessoas que já solicitaram a carteira de identidade e ainda não a retiraram devem comparecer ao setor até o dia 30 de dezembro. A partir de 1º de janeiro, os documentos emitidos e não retirados serão devolvidos à Polícia Científica de Joaçaba.
Durante esta semana, o posto de Capinzal estará exclusivamente realizando a entrega de documentos já emitidos, e a emissão de novos documentos só será retomada a partir de 2 de janeiro de 2024.
Marcela também orienta que aqueles que possuem pendências com a Receita Federal ou Cartório Eleitoral devem regularizá-las para poderem solicitar a nova carteira de identidade, já que esses documentos estão interligados.