As chuvas que atingem Santa Catarina já deixaram 193 desalojados e 46 desabrigados, de acordo com o último boletim da Defesa Civil, divulgado nesta sexta (3). Uma morte foi confirmada em Ipira e uma pessoa está ferida em Caçador, ambas cidades do Meio-Oeste.
Ipira decretou situação de emergência nesta sexta. Na tarde de ontem, a cidade registrou enxurradas e alagamentos. Praia Grande, São João do Sul e Araranguá, também muito afetadas pela chuva, haviam emitido o decreto na quinta (2).
No total, 33 municípios relataram algum tipo de ocorrência à Defesa Civil estadual. As regiões do Sul e Meio-Oeste foram as mais afetadas, segundo o órgão.
Desalojados por município
10 – Águas de Chapecó
04 – Araranguá
04 – Orleans
60 – Praia Grande
04 – São Joaquim
14 – São João do Sul
40 – São Carlos
19 – Capinzal
08 – Ouro
10 – Mondaí
20 – Itapiranga
Desabrigados por município
10 – Águas de Chapecó
16 – São Carlos
20 – Praia Grande
De acordo com a Defesa Civil, nesta sexta, as chuvas se concentraram no Grande Oeste, no Vale do Itajaí e no Planalto Norte. Nas próximas horas, as instabilidades tendem a ganhar força no Meio-Oeste e Alto Vale.
A Defesa Civil informou a possibilidade de Rio do Sul enfrentar uma enchente neste fim de semana, com o aumento do nível do Rio Itajaí-Açu. De acordo autoridades municipais, quando a água chega a 7,5 metros já começa a inundar áreas nos bairros Bela Aliança, Taboão e Canoas, afetando imóveis e ruas. Nesta manhã, o nível do rio estava em 3,5 metros.
Os maiores acumulados de precipitação nas últimas 6 horas foram em Pinhalzinho (29 mm), Maravilha (22 mm) e Dionísio Cerqueira (23 mm). O risco é moderado a alto para ocorrências meteorológicas neste momento.
Veja fotos das chuvas em SC
Fonte: NSC