“Muitas pessoas jogam fora a semente de mamão, mas não deveriam, porque ela traz vários benefícios para o nosso corpo”. A nutricionista Patricia Leite explica que esse superalimento é rico em fibras, antioxidantes e outros nutrientes essenciais que podem melhorar significativamente a saúde.
Benefícios da semente de mamão
“A semente de mamão pode ajudar a desparasitar o corpo. Algumas pessoas que têm parasitas intestinais podem usar a semente para esse fim. Existe até mesmo pesquisa científica que comprova a eficácia da semente de mamão para isso”, explica a especialista.
Além disso, a semente de mamão pode combater alguns tipos de fungos, oferecendo suporte para o sistema imunológico. Outro benefício citado foi grande capacidade antioxidante do superalimento
“A semente de mamão é rica em polifenóis e flavonoides, que são excelentes fontes de antioxidantes “, afirma.
Com um alto teor de fibras, as sementes de mamão também ajudam a melhorar o trânsito intestinal e a evitar a constipação. Elas atuam como laxantes naturais.
A semente também é benéfica para os rins, ajudando a protege-los contra danos oxidativos e contribuindo para a eliminação eficiente de toxinas do sangue.
Como incorporar a semente de mamão na dieta?
Patricia sugere várias formas práticas de incluir a semente de mamão na dieta. O superalimento pode ser adicionado em sucos, iogurtes, granolas ou até mesmo em receitas de bolos e pudins. Uma opção é assar as sementes e triturá-las para usar como um pó nutritivo.
Embora rica em benefícios, é importante consumir a semente de mamão com moderação. Estudos em animais sugerem que o excesso pode afetar a fertilidade, embora esses efeitos não tenham sido confirmados em humanos.
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.
Fonte: ND+