Tempestades severas atingiram na tarde e no começo da noite deste sábado províncias do Centro e do Oeste da Argentina. Violentos temporais castigaram La Pampa, San Luis e o Sul da província de Buenos Aires com vendavais destrutivos e granizo de tamanho variado, inclusive gigante a descomunal em alguns pontos. O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) emitiu alertas de níveis laranja e amarelo para tempestades em áreas das províncias de Córdoba, San Luís, La Pampa, Río Negro, Santa Fé e Buenos Aires; outro do mesmo nível pelo vento Zonda para Mendoza e San Juan.
O presidente da Câmara do município, Federico Subielles, expressou seu lamento pelas vítimas. O impacto incluiu danos significativos, como telhados arrancados, quedas de galhos, postes e cabos, enchentes e falta de eletricidade em grande parte da cidade.
Além disso, a Edemsa especificou que “devido ao aumento da intensidade do vento Zonda na área de Potrerillos, e a pedido das autoridades do Meio Ambiente e da Defesa Civil, foi formalmente solicitado um corte preventivo de energia em toda a área, a fim de evitar incêndios devido à queda de linhas de energia”.
Já uma tempestade devastadora atingiu a cidade de Bahía Blanca, na Argentina, no sábado (16), resultando em tragédias. Com ventos de até 140 quilômetros por hora, a tempestade deixou pelo menos 13 pessoas mortas.
Fonte: METSUL Metereologista
Fotos Redes Sociais