Secretaria da Saúde monitora paciente com sintomas da doença
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de Ouro concluiu nesta semana o Levantamento de Indice Rápido (LIRA). Trata-se de uma ação que integra o Programa permanente de Combate à Dengue no município.
Esse levantamento é realizado duas vezes por ano, especialmente nos meses de janeiro e setembro, e serve de planejamento para as estratégias de prevenção e combate à doença no semestre seguinte.
O LIRA consiste em uma pesquisa entomológica que analisa as características do mosquito Aedes aegypt, as regiões mais infestadas e, ao mesmo tempo, reforça as medidas de prevenção para as famílias que residem no perímetro urbano.
De acordo a agente de endemias, Eliane de Quadros, foram vistoriados por amostragem mais de 380 domicílios da área central e bairros, coletadas amostras de larvas e entregues panfletos aos moradores. O trabalho teve a importante contribuição das agentes comunitárias de saúde.
Durante as vistorias, as equipes se depararam com alguns imóveis abandonados e com terrenos sujos, que além de contribuíram com para a proliferação do vetor, servem de criadouros de animais peçonhentos.
Na primeira quinzena do mês de janeiro, o município de Ouro contabilizou mais 10 focos do mosquito transmissor da Dengue. As larvas recolhidas nos últimos dias foram encaminhadas ao laboratório especializado e a quantidade de casos pode aumentar.
Nesta semana, um paciente com sintomas da Dengue procurou atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do centro da cidade. Ele foi medicado e está em isolamento. O material coletado está sendo analisado pelo LACEN.
Diante da suspeita, a Vigilância Epidemiológica adotou o protocolo padrão sugerido pelo Ministério da Saúde, que inclui a vistoria do entorno do imóvel num raio de 50 metros onde reside o paciente e o monitoramento se mais pessoas próximas apresentam sintomas parecidos.
Fonte: ASCOM prefeitura de Ouro