No Brasil, celebramos o Dia de Nossa Senhora de Fátima em 13 de maio. Durante essa ocasião, os fiéis católicos relembram o momento marcante das aparições de Nossa Senhora aos três Pastorinhos. Esses eventos tiveram início em 13 de maio de 1917, na cidade de Fátima, em Portugal.
A Virgem Maria fez seis aparições aos três pastorzinhos: Lúcia dos Santos, Francisco e Jacinta Marto. Em cada encontro, ela solicitou que eles praticassem orações, penitência e conversão.
História de Nossa Senhora de Fátima
No mês de maio de 1917, durante os turbulentos dias da Primeira Guerra Mundial, o Papa Bento XV convocou todos os fiéis católicos a se unirem em oração, pedindo a intercessão de Nossa Senhora para trazer paz ao conflito. Esse apelo marcou o início da história de Nossa Senhora de Fátima.
Oito dias após o chamado do Papa, em resposta às orações, Nossa Senhora fez sua primeira aparição, na pacata aldeia de fátima, em um local conhecido como “Cova da Iria”, ela se manifestou aos três humildes Pastorinhos.
“Não tenham medo!” Com estas palavras, a Virgem Maria dirigiu-se aos três Pastorinhos. Era uma manhã de domingo, e os Pastorinhos estavam levando as ovelhas para pastar, após uma Missa na paróquia de Fátima.
Ao escutarem o som dos sinos convocando para a oração do Angelus, os três Pastorinhos rezaram o Terço, como era habitual para eles. Enquanto brincavam, foram surpreendidos por um clarão repentino, o que os fez temer por um possível raio e, preocupados com a segurança do rebanho, correram para um abrigo com o rebanho.
Logo em seguida, avistaram outro clarão, desta vez próximo a um carvalho, onde avistaram uma Senhora vestida de branco, envolta em uma radiante luz. Ela dirigiu-se a eles dizendo: “Vim para pedir-lhes que venham aqui, todo o dia 13, por seis meses consecutivos, nesta mesma hora. Oportunamente, dir-lhes-ei quem sou eu e o que quero”.
Aparições de Nossa Senhora de Fátima
As aparições continuaram nos meses seguintes e mesmo em meio a perseguições e acusações de serem mentirosos, Lúcia, Francisco e Jacinta estavam na Cova de Iria para esperar por Nossa Senhora de Fátima.
Na terceira aparição, Nossa Senhora prometeu um milagre para que o povo acreditasse nas crianças. E na última aparição, em 13 de outubro, o milagre aconteceu. Haviam com eles mais de 70.000 pessoas e em meio a multidão, do meio das nuvens negras, o sol surgiu e começou a girar sobre si mesmo como se fosse uma imensa bola de fogo.
Também na terceira aparição de Nossa Senhora de Fátima, foi revelado a Lúcia um Segredo constituído por três partes que seriam reveladas posteriormente nas demais aparições:
1º segredo – A visão do inferno e a necessidade da oração e penitência: Nossa Senhora teria mostrado às crianças para onde as almas dos pecadores condenados vão. Ela teria pedido que rezassem e se sacrificassem pelos pecadores, a fim de evitar que mais pessoas fossem para o inferno;
2º segredo – Devoção ao Imaculado Coração de Maria: Nossa Senhora teria pedido a consagração da Rússia ao seu Imaculado Coração e advertido sobre os perigos do comunismo e dos erros propagados por ele. Esse segredo foi revelado ao mundo pela Igreja Católica em 1942;
3º segredo – Visão apocalíptica: Nossa Senhora mostrou ás crianças um homem de branco, na praça de São Pedro, andando sobre os cadáveres de bispos e padres, sendo depois abatido, simbolizando a perseguição à Igreja.
Oração para Nossa Senhora de Fátima
“Ó Virgem de Fátima, Mãe de misericórdia, Rainha do Céu e da Terra, refúgio dos pecadores, nós nos consagramos ao Vosso Imaculado Coração. Consagramos o nosso coração, a nossa alma, a nossa família e tudo o que nos pertence.
E para que esta consagração seja verdadeiramente eficaz e duradoura, renovamos hoje as promessas do nosso batismo e da nossa crisma, comprometendo-nos, ainda uma vez, a viver como bons cristãos, fiéis a Deus, à Igreja e ao seu chefe, o Papa.
Queremos rezar o terço, participar da Eucaristia, dar a devida importância à prática dos primeiros sábados do mês e trabalhar para a conversão dos pecadores. Prometemos, ainda, ó Virgem Santíssima, ser zelosos pelo Vosso culto bendito, a fim de apressar, com a nossa consagração ao Vosso Imaculado Coração e mediante a Vossa intercessão, o advento do reino de Jesus no mundo.
Fonte: ND Mais