O árbitro Anderson Scott da Rocha, 45 anos, morreu após passar mal em teste físico para o quadro de arbitragem da FCF (Federação Catarinense de Futebol).
A prova foi realizada no último sábado (16), no Centro de Desportos da UFSC, em Florianópolis. Anderson, natural de Viamão (RS), desmaiou após a etapa física do teste e precisou de atendimento médico.
Ele passou a noite em observação, mas não resistiu a uma parada cardiorrespiratória e morreu no começo do domingo.
Anderson era árbitro da FCF desde 2021 e integrante da Liga Florianopolitana de Futebol. Testemunhas admitiram o forte calor do último sábado, com temperatura e sensação superiores aos 30°C.
Há o relato de que mais um assistente passou mal em meio as atividades que preveem 40 tiros de 75 metros e 25 metros.
A federação se limitou a registrar uma nota de pesar, em seu site oficial, mas sem fazer menção ao episódio. Anderson era respeitado no meio e, segundo colegas, era muito cuidadoso com a própria saúde.
Teste anual de árbitros da FCF
O teste realizado no último dia 16 de março é anual e valida a participação do árbitro entre a temporada 2024 e 2025 das competições realizadas pela entidade, em diferentes categorias.
Em um primeiro momento é realizado um teste teórico e, logo após, o teste físico. Nesse ano foram duas amostragens: uma realizada em Florianópolis e a outra realizada em Faxinal dos Guedes, região Oeste de Santa Catarina.
Nota de pesar da FCF
A entidade assinou uma nota na última segunda-feira (18) onde lamenta a morte do árbitro, mas não faz menção a participação do assistente no teste da própria entidade.
Confira a nota
A Federação Catarinense de Futebol (FCF) lamenta profundamente o falecimento do árbitro Anderson Scott da Rocha. Integrante do quadro da FCF e também da Liga Florianopolitana de Futebol (LIFF), ele veio a óbito na manhã deste domingo (17/03).
Natural de Viamão (RS), Anderson tinha 45 anos. Ele se formou árbitro na Escola Catarinense de Arbitragem Gilberto Nahas em 2021. No mesmo ano ele entrou no quadro da FCF.
A FCF, em nome do presidente Rubens Angelotti e diretoria, deseja força aos familiares e amigos de Anderson Scott da Rocha.
Fonte: ND